Seu Navegador não tem suporte a esse JavaScript!
 
Câmara do Bem
Tietê, 14 de agosto de 2018
CÂMARA
MUNICIPAL DE TIETÊ

  • Sessão Ordinária
    14/08/2018
    18:30 horas
  • Palavra do Presidente
  • Palavra do Presidente
  • Sessão Ordinária
    14/08/2018
    18:30 horas
  • Palavra do Presidente
  • Palavra do Presidente
Data: 10/05/2018 Hora: 00:00:00
Ronaldinho aprova datas em homenagem ao Mestre Herculano
Webline Sistemas

Na sessão da Câmara Municipal de Tietê da última terça-feira, dia 8, o 1º Secretário, Vereador Ronaldinho Locutor (PROS), aprovou o Projeto de Lei 19/2018 que institui em Tietê datas em homenagem ao Mestre Herculano.

Considerado guardião do Batuque de Umbigada, Mestre Herculano será homenageado via a lei de Ronaldinho nas Semanas “Mestre Herculano”.

As semanas ora instituídas passarão a integrar o calendário oficial de eventos do Município de Tietê edeverão ser realizadas em conjunto com as Semanas “Rei Domingos” na última semana do mês de setembro, na Festa de São Benedito, e na última semana do mês de dezembro, na Festa do Divino.

“As Semanas “Mestre Herculano” têm como principal objetivo preservar a Cultura da Raça Negra na sociedade tieteense, em especial o Batuque de Umbigada, mantendo suas tradições e valorizando seus baluartes e o Poder Executivo fica autorizado, através das Secretarias Competentes, a realizar uma programação a ser executada para as comemorações das Semanas “Mestre Herculano””, comentou o Vereador autor.

Herculano de Moura Marçal, o Mestre Herculano, nasceu em 31 de março de 1929, na cidade de Tietê, na Rua Sete de Setembro. Filho de José de Moura Marçal (Mestre Zequinha) e Sebastiana de Moura Marçal, foram seus pais os responsáveis pela chegada do Batuque de Umbigada a Tietê, no período de colonização, pois seu pai foi um negro escravizado e que muito ajudou na construção da cidade. Era neto de uma Africana Legítima que imigrou no período da colonização e fez parte de uma família de extrema importância na disseminação da cultura e ancestralidade africana no Brasil.

Mestre Herculano dedicou os seus quase 89 anos de vida a uma cultura popular tão rica e conhecida na cidade que é o Batuque de Umbigada. Trabalhou ainda no SAMAE e também brilhou como zagueiro do time do Canto do Rio Esporte Clube, equipe composta, em sua maioria, por jogadores negros.

Foi ativo na prática e nos ensinamentos da dança. Após a sua aposentadoria em 1999, passou a dedicar ainda mais seu tempo ao Batuque de Umbigada. Desenvolveu projetos socioeducativos, através de oficinas de Batuque de Umbigada no CRAS, para um público alvo de crianças a partir de cinco anos de idade. Com esse tipo de ação, Mestre Herculano visava dar continuidade a tradição, que é tão significativa para ele e de extrema importância para o nosso município.

Percorreu o Brasil contando a tradição que se concentra no médio Tietê. Em outubro de 2013 foi contemplado pelo Ministério da Cultura, com apoio da Fundação Palmares e da Secretaria de Diversidade Racial, com o prêmio “Mazzaropi Culturas Populares”, que reconheceu a dedicação e a contribuição cultural de Mestre Herculano.

Mestre Herculano também é reconhecido pela Comissão Paulista de Folclore (fundada em 1948, com sede em São Paulo) como patrimônio imaterial pelos seu saber e fazer popular.

Mestre Herculano faleceu no último dia 15 de março, aos 88 anos de idade.

O Batuque de Umbigada, também conhecido como Tambu, é uma dança de origem negra e se desenvolveu no Brasil desde o período da escravidão.

 

Enviar esta notícia para um amigo

Reportar erro

Data: 10-05-2018 00:00:00


rodape